domingo, 22 de maio de 2016

Gamecube cabo vídeo componente Review - YPbPr Game Cube Component Cable





Este review é sobre o raríssimo cabo Vídeo Componente do Nintendo Gamecube. Este cabo é raro basicamente pelo motivo de terem sido produzidos muito poucos e não poder ser copiado por terceiros. Então, como adquiri um cabo vídeo componente anos atrás resolvi postar um review, pois notei que há muito pouca informação sobre esse cabo, especialmente em português.



1 SOBRE O CABO

Trata-se de um cabo especial e diferente de tudo que se conhece. Parte do fato que este cabo não pode ser copiado. Ele utiliza um sistema que é ligado à saída digital do Gamecube, possui em sua extremidade um chip (protegido por uma capa plástica), o que torna difícil sua cópia. Não é comum este tipo de configuração já que o sinal vídeo componente é analógico. Então como o cabo funciona? Ele recebe o sinal digital do console, converte em sinal analógico pelo chip e fornece este sinal analógico ao televisor. Os cabos de vídeo normalmente apenas transmitem o sinal analógico ao televisor, como em DVDs, Playstation 2, no próprio Nintendo Wii. Este sistema que torna o cabo do Gamecube especial. Na prática isso não aumenta a qualidade de imagem.

Foram vendidos pouquíssimos cabos no mundo e apenas os primeiros aparelhos possuem a saída digital que permite a conexão do cabo. Essa equação acabou criando um dos itens mais raros e cobiçados por colecionadores. Na data da escrita deste artigo não se encontrava este cabo por menos de 1400 reais no mercado livre, preço fora da realidade por um simples cabo de vídeo game.


O Gamecube por padrão usa a mesma saída analógica que o Super Nintendo e o Nintendo 64. Com esta saída é possível obter sinais RF, Vídeo Composto, S-Vídeo e RGB por meio do conector SCART. Destas opções o RGB é o melhor, porém no caso do Gamecube só funciona em consoles europeus e além disso o conector SCART só é usado na Europa por padrão. Então restam as outras opções. S-Vídeo é um bom sinal, mas não é mais usado em televisores modernos e tende a cair em desuso. Vídeo composto é uma boa opção em televisores de tubo, mas nos modernos LCD e Led fica ruim. RF é de longe o pior de todos e seu uso deve ser evitado.

As duas extremidades do cabo, na que
vai conectada ao console o chip









 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 FUNCIONALIDADES

Primeiramente a possibilidade de ligação em vídeo componente (YPbPr) que nos televisores modernos aumenta muito a qualidade de imagem com relação à RF, Vídeo Composto e S-Vídeo. A melhora da imagem é nítida tanto na resolução quanto nas cores. Outra coisa interessante é que além de se obter um ótimo sinal mesmo em conjunto com televisores modernos, ainda permite a varredura progressiva, o progressive scan 480p, ou seja 480 linhas verticais em varredura progressiva. Os outros sinais de vídeo usam varredura entrelaçada.

Apenas as primeiras versões do Gamecube possuem a saída digital, os modelos DOL-001. A partir da versão DOL-101 a Nintendo removeu a saída digital e o suporte ao cabo vídeo componente.

Nem todos os jogos possuem a função progressive scan, mas boa parte deles. Neste link você vê a planilha onde constam os jogos que disponibilizam progressive scan e widescreen. Quando se inicia o jogo ele detecta o uso do cabo e pergunta logo no início se deve usar o modo progressive scan. Caso não, irá rodar em varredura entrelaçada, 480i.

O televisor sinaliza 480p


 

 

 


 

 

 

 

3 CARACTERÍSTICAS

Trata-se de um cabo muito bem acabado. Possui aproximadamente 2,3m de comprimento, fios bem robustos e conectores de ótima qualidade. Este cabo não conduz sinal de áudio, apenas vídeo, deve ser usado em conjunto com o cabo vídeo composto ou S-vídeo para obtenção de sinal de som na saída analógica. Para quem não gosta de muitos fios conectados aos aparelhos é ruim, pois o Gamecube acaba tendo a conexão de um cabo para imagem, outro para o áudio e mais a fonte, particularidades deste cabo.

Na extremidade que vai conectada ao console, nota-se a proteção que envolve o chip, no restante do cabo são fios simples e os três conectores RCA: vermelho, verde e azul. Como o cabo tem um bom tamanho permite que o Gamecube seja usada em uma grande distância do televisor, isso é muito útil quando se tem quatro jogadores em frente à TV.


Os cabos necessários para uso do console poluem o visual

 

 

 

 

 







Uma coisa a ser observada é que não são todos os jogos compatíveis com o cabo e apenas alguns utilizam progressive scan. Um dos jogos que testei que não funcionam com o cabo é Tony Hawks 3. Quando se inicia o jogo a imagem desaparece, possivelmente porque foi um dos primeiros jogos do console. O link abaixo é de uma planilha onde constam os jogos que utilizam progressive scan e widescreen. Os jogos que tem essa opção detectam o cabo e logo no início perguntam se deve iniciar em progressive scan ou não.

Lista de jogos compatíveis com progressive scan e widescreen


4 RESULTADOS

Com a utilização do sinal vídeo componente nota-se grande melhora nas cores e formas dos objetos. Em progressive scan, essa melhora é ainda maior, principalmente com objetos em movimento, esse efeito é devido ao modo de varredura progressiva onde a cada varredura toda a tela é refeita, ao contrário da varredura entrelaçada onde apenas metade da tela é refeita a cada varredura. Na teoria há o dobro de sinais. Em jogos dinâmicos como Mario Kart Double Dash a melhora é nítida mesmo aos olhos mais desacostumados.


Resident Evil Remake mostra boa melhora de gráficos













Mario Kart Double Dash também é uma boa pedida





Resident Evil 4 disponibiliza progressive scan

 

5 CONCLUSÃO

É um cabo muito interessante, que oferece ótimas qualidades e fornece de fato uma imagem condizente com o poder gráfico do Gamecube. Este deveria ser um acessório de fácil acesso ao alcance de todos os gamecube, mas a Nintendo na contra mão do que se espera retirou a saída digital nos modelos mais novos de Gamecube. Talvez este senha sido um dos fatores que contribuíram para que o Gamecube nunca tenha sido um aparelho popular.

Com bem menos que o valor investido no cabo do Gamecube é possível adquirir um Nintendo Wii com o o cabo vídeo componente próprio dele (cabo simples, como nos demais video games), que reproduz todos os jogos do Gamecube e ainda tem os seus próprios. O cabo vídeo componente do Gamecube é um acessório de colecionador, seu custo x benefício se deve apenas ao fato de ser raro.

6 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO TESTE














  • Gamecube DOL-001
  • Cabo Vídeo Componente
  • Resident Evil Remake
  • Mario Kart Double Dash
  • Televisor CCE 32 polegadas LCD


Tags de pesquisa (ignore):Game Cube Gamecube Vídeo Componente Component Video YPbPr cable cabo mod Nintendo

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Fica de olho que de vez em quando aparece no mercado livre, senão compra no ebay.

      Excluir
  2. Ótima análise. No meu caso, eu só quero o Game Cube com S-video mesmo. Porque vou ligar em uma Tv de tubo que o máximo que ela tira é 480i, então o Svideo será o bastante para mim. Uma pena esse cabo ser tão caro, senão, seria como você disse, poderia ser um aliado nas vendas do console, já que ele tem uma ótima capacidade gráfica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, primeiramente obrigado pelo elogio. Realmente, poderia ter ajudado o gamecube, afinal vídeo composto é sofrível e S-vídeo já caiu em desuso. faltou visão à Nintendo nesse tipo de coisa, o gamecube é um apelho com ótimo hardware então o vídeo componente deveria ser obrigatório. Abraços.

      Excluir
  3. Boa tarde,eu tenho o Gamecube europeu,DOL -001,e fiz a modificação RGB e utilizando um conversor RGB- Video componente,usando a TV de tubo resolvi dois problemas que na tv que eu queria utiliza-lo uma Sony Wega Trinitron,a imagem de console europeu no cabo composto só fica em preto e branco,pois o sistema europeu usa o sistema de cores PAL que tem uma frequência de 50hz,e a TV só aceita formatos: Pal-N,Pal-M e NTSC,ou seja,no video componente essa etapa não é verificada,tendo as cores na tv de tubo.
    E segundo, a qualidade da imagem que ficou perfeita,igual a do Wii rodando Gamecube com video componente.

    ResponderExcluir